Pilates

Pilates é um método de fortalecimento e alongamento realizado através de exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução.

É uma técnica de reeducação do movimento, composta por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de reestabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, a concentração e a coordenação, corrigir a postura e prevenir lesões.


Entre os principais benefícios está a sensação de autoconfiança em resposta ao fortalecimento dos músculos abdominais centrais e a melhora da postura, coordenação, equilíbrio e alinhamento. Além disso, o fortalecimento do organismo e a diminuição dos níveis de estresse.


pilates aéreo
Pilates Aéreo



O Pilates e a Saúde


Efeitos benéficos dos exercícios do Método Pilates

Com a prática dos exercícios do Método Pilates, ocorre aumento dos batimentos cardíacos, fazendo que a corrente sanguínea dirija sangue “puro” e “fresco”, ou seja, rico em oxigênio, para todas as fibras musculares e importantes veias capilares, aumentando a oferta normal e natural do sangue que irá percorrer o cérebro, resultando em estimulo para as funções mentais.


Adquirir a boa forma física não significa ter que realizar séries de exercícios mecanizados e repetidos exaustivamente, mas buscar o prazer e a satisfação em movimentos dinâmicos, diferentes, graciosos e divertidos.


No Método Pilates, busca-se o resgate dos movimentos naturais, da flexibilidade, da graça natural e das habilidades da infância, desenvolvendo a força muscular com paciência e capacidades correspondentes às tarefas diárias, resistindo ao cansaço corporal.


O Método Pilates busca a visão de unidade do homem, de modo que ele não seja visto apenas como um objeto científico, um conjunto de órgãos, músculos e ossos, uma vez que o homem é um ser com sentimentos, pensamentos e ações.


Os movimentos realizados durante uma sessão de Pilates são portadores de um sentido para o aluno, esse se conscientiza das transformações e benefícios que ocorrem durante cada movimento, quando o instrutor procura transmitir a característica lúdica e prazerosa, sem extrapolar os limites naturais dos movimentos.


O corpo humano, felizmente, está adaptado para aguentar muita negligência. Mas não devemos, por isso, sobrecarregá-lo além dos seus limites naturais.


Desta forma, desde a Idade Moderna nós precisamos dedicar mais tempo e atenção a importante questão de se adquirir a boa forma física.



Pilates na Terceira Idade

Os benefícios do Pilates na terceira idade vão desde o alívio das dores provenientes da idade até a melhora da auto-estima.

São muitos os benefícios proporcionados pelos Exercícios Pilates aos idosos: alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, entre outros.


A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante do Método Pilates, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz.


Pilates na Terceira Idade
Studio de Pilates SP
Studio de Pilates SP
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A arte do Pilates prova que a sua idade não é medida em anos, ou como você acha que você se sente, mas sim pela flexibilidade normal da sua coluna ao longo da sua vida.

Joseph Pilates




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Joseph Pilates
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