Espaço Saúde e Vida

Voltar

Origem do Método Pilates

Elaborado em 1920 pelo alemão, Joseph Pilates, o Método Pilates teve diversas influências, como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos.


Pensando no principio “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis principios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos.


Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães, isso durante a 1ª Guerra Mundial, após o fim da guerra e com a Europa toda destruída, ele mudou-se para Nova York, onde aperfeiçoou sua técnica e suas máquinas.


Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.



O Profissional


O Método deve sempre ser aplicado apenas por fisioterapeutas ou educadores físicos, pois deve dispor de um bom conhecimento em anatomia, biomecânica e cinesiologia, para oferecer as bases teóricas necessárias para a correta interpretação e aplicação do Método Pilates.

Em aulas de aproximadamente uma hora de duração, estimula-se, inicialmente, o fortalecimento da primeira fraqueza das pessoas: os abdominais, através do centro de força, local em que a força para os movimentos deve ser acionada.


Os profissionais que utilizam a técnica de Pilates devem intuir quando é a hora certa de avançar no programa de treinamento, conscientes das necessidades e habilidades de seus alunos.



Princípios do Pilates


Respiração

Joseph Pilates afirmou que, antes de qualquer benefício que possa ser alcançado com o uso do método, a pessoa necessita aprender a respirar corretamente que vem a ser a completa inalação e exalação de ar.

Concentração

Concentrem-se nos movimentos corretos cada vez que você executar os exercícios, para que você não faça compensações e nenhum exercício impropriamente.

Centralização

Os treinamentos básicos com os exercícios do Método Pilates requerem suporte e controle do tronco em conjunto com movimentos dinâmicos das extremidades. Centralização e equilíbrio estão sempre envolvidos.

Studio de Pilates
×
Cadillac
Aparelho utilizado para os exercícios aéreos. Permite fazer mais de 200 exercícios.
Cadillac

Studio de Pilates
×
Barrel
Formado por meio barril almofadado, ligado a um espaldar.
Barrel

Studio de Pilates
×
Chair
Aparelho usado para exercícios de sustentação postural.
Chair

Studio de Pilates
×
Reformer
O primeiro equipamento construído por Pilates
Reformer


Páginas relacionadas



clicking on ".explore" toggles class "close" on "target" clicking on ".explore" toggles class "open" on "nav"